Segundo o ranking do International Living’s Annual Global Retirement Index de 2024, Portugal é o segundo melhor País para se viver a reforma.
Este ranking tem em conta uma série de fatores como as condições de alojamento, os diferentes tipos de benefícios e descontos para reformados, quer a nível de saúde, entretenimento, transportes locais, etc., as infraestruturas públicas e privadas do País, a facilidade na obtenção de vistos/autorização de residência, o custo de vida, a recetividade e a hospitalidade dos habitantes nacionais, as opções de lazer e diversão, a gastronomia e o próprio clima.
Portugal oferece, assim, a possibilidade de obtenção de um visto indicado para pessoas reformadas e/ou titulares de rendimentos passivos que desejam aumentar a sua qualidade de vida, desfrutando de tudo o que Portugal e o resto da Europa tem para proporcionar.
Para além deste visto/autorização de residência oferecer liberdade aos seus titulares para viajarem para países pertencentes ao Espaço Schengen, sem mais burocracias, simplificando a experiência de explorar novos lugares, permite, ainda, que, volvidos cinco anos desde a data em que requereram a autorização de residência, estejam habilitados para obter a nacionalidade.
Os titulares deste visto/autorização de residência podem, ainda, incluir, mediante o cumprimento de alguns requisitos, o cônjuge, o unido de facto, os filhos menores, os filhos maiores, os ascendentes na linha reta e em 1.º grau do residente ou do seu cônjuge e os irmãos menores.
Desta forma, considerando todos os aspetos mencionados, Portugal é o País ideal para desfrutar de tudo o que a vida tem para oferecer ao mesmo tempo que permite acesso livre à Europa e ao mercado europeu não só aos portadores do título de residência, mas também aos seus familiares.